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1. O que é gamificação?
Gamificação é o processo de transformar a comunicação, os processos e os treinamentos corporativos dentro dos conceitos lúdicos dos jogos, tanto de tabuleiro como eletrônicos e virtuais. Questões como iniciar pelo conteúdo mais simples e evoluir sua complexidade, tendo etapas definidas a serem alcançadas, além de prêmios e recompensas ´pelas etapas já concluídas, bem como permitir que determinada etapa seja refeita no caso de não se alcançar o resultado adequado, são alguns dos conceitos de gamificação adotados no ambiente corporativo.

2. Por que o mercado de gamificação no mundo dos negócios tem crescido tanto?
A simplificação da tecnologia e a universalização do uso dos ambientes digitais, tanto em mensagens como em mídias sociais e até aplicativos e jogos virtuais, transformou a comunicação em algo mais imediato, intuitivo e universal. Para fazer frente a este cenário, os treinamentos, as campanhas e até os materiais impressos e digitais tiveram que se adaptar, trazendo estes conceitos para as ações de relacionamento, tanto internas (endomarketing) como externas (marketing em geral).

3. Como a gamificação pode ajudar no mundo dos negócios?
A gamificação permite que se aumente as possibilidades de relacionamento com todas as pessoas, sejam elas colaboradores da empresa, clientes e canais de relacionamento. As ações de marketing se tornam mais intuitivas, interessantes e acessíveis, bem como a comunicação interna permite maior engajamento das pessoas na busca por metas e resultados.

4. Quais os exemplos práticos para aplicar em uma empresa?
Por exemplo, a empresa vai alterar seu sistema de gestão e precisa que as pessoas da empresa aprendam a utilizar as novas interfaces e recursos. Em vez de apenas disponibilizar o manual para que seja consultado no caso de dúvidas, é mais eficaz se criar uma ação de treinamento com etapas, explorando-se os conteúdos do sistema aos poucos, dos mais simples aos mais complexos. A evolução do treinamento pode ser acompanhada pelo ganho de pontos, estelas ou outra forma de medir a performance de quem participa, criando uma dinâmica similar aos games de celular e computador. E A gestão da empresa consegue avaliar onde as equipes estão tendo mais dificuldades na adoção do novo sistema e direcionar esforços de treinamento apenas para o que se faz necessário.

5. A gamificação é um projeto acessível para qualquer porte de empresa?
A gamificação é um conceito abrangente e universal, podendo ser adotado por empresas de qualquer porte. Uma empresa, ao segmentar determinado treinamento em fases mais curtas, partindo-se do conteúdo mais simples e avançando progressivamente aos conteúdos mais complicados, pontuando cada etapa, dando dicas para superar desafios pontuais e permitindo que as pessoas possam refazer as etapas que julgarem serem necessárias para obterem o conhecimento adequado, já adotou os fundamentos da gamificação e alcança resultados mais promissores.

6. Quais são as 3 principais dicas para quem deseja aplicar gamificação na empresa?
A divulgação de conceitos e fundamentos mais abstratos, como sustentabilidade, por exemplo, pode se beneficiar do uso de material e conteúdo gamificado, pois torna a mensagem mais interessante, intuitiva e marcante. Para treinamentos, a elaboração de manuais de uso de sistemas de forma mais amigável e intuitiva, ensinando-se passo a passo como se utilizar determinados recursos, também é uma vantagem interessante. E por fim a utilização de jogos para integração entre pessoas e equipes é uma ótima forma de incrementar o relacionamento entre pares e hierarquias.

Artigo escrito por Fabio Passerini, sócio-fundador e Diretor Criativo da Fugativa, a primeira empresa de escape room game do Brasil.