(5511) 99790-5711 fabio@passerini.com.br
No Brasil já temos dezenas de empresas com centenas de jogos diferentes inclusive com algumas pessoas já se divertiram visitando várias delas, temos relatos de pessoas que já jogaram mais de 200 salas, com diversos níveis, tendo experiências diferentes com ambientação, cenografia, enigmas, atendimento e temática.

Conversamos constantemente com muitos jogadores, principalmente com o pessoal, que chamaremos de heavy-players, para saber sua opinião, o que gostaram, o que foi surpreendente bom, o que decepcionou, enfim, sua opinião em diversos aspectos das salas que ja jogaram.

E porque damos atenção especial a estes heavy-players, mais do que a jogadores eventuais ou esporádicos, ou ainda que jogaram somente 2 ou 3 salas? Por que a base comparativa é maior, o conhecimento de várias empresas que oferecem escape games é mais abrangente e a opinião fica mais profunda e com maiores detalhes sobre o que fazer e não fazer ao idealizar e montar seu escape game.

Entre todo o conhecimento que já acumulamos, como jogadores, idealizadores, atendendo clientes, construindo artefatos únicos e montando salas completas, um item sempre se destaca e é o verdadeiro segredo de um escape game. Certamente um excelente jogo se faz com um tema interessante, uma ambientação realista, uma cenografia de impacto, trilhas sonoras e efeitos sonoros relevantes e coerentes com a temática, enigmas e puzzles de níveis diversos, mas principalmente com algo que é fundamental mas bastante desafiador de alcançar. Vamos resumir este “algo mais” com uma palavra que resume, mas não explica totalmente:

IMERSÃO.

O dicionário define imersão como o ato de mergulhar ou afundar em um líquido ou elemento até ficar completamente envolvido neste elemento.

Para nós, imersão é toda a capacidade que seu escape game tem de envolver os jogadores em um outro mundo. Alcançar uma real e profunda imersão é algo bastante complexo e envolve inúmeros fatores, desde o site, o atendimento, a experiência de reserva, o tipo de enigmas, toda decoração das instalações, como o briefing é passado antes do jogo, enfim, um conjunto de ações, atitudes e elementos que irão transportar seus clientes para um universo espetacular onde a imaginação e a realidade vão se misturar e a experiência alcançada será muito superior.

Os jogadores não irão te dizer que o seu escape game é “imersivo” ou tem um determinado grau de imersão. Eles vão elogiar muito, comentar ainda mais, saírem repetindo que “viajaram para outro mundo”. Este é o maior desafio.

Veja este vídeo sobre uma experiência imersiva que criamos. Perceba a qualidade da gravação, da trilha sonora, da mensagem que foi dada e de tudo que pudemos mostrar-sem-mostrar. Esta experiência tinha um elevado grau de imersão em todos os aspectos e, apenas vendo o vídeo, as pessoas ficavam ansiosas para jogarem e com uma expectativa elevada do que iriam enfrentar:

Artigo escrito por Fabio Passerini, sócio-fundador e Diretor Criativo da Fugativa, a primeira empresa de escape room game do Brasil.