Conversamos constantemente com muitos jogadores, principalmente com o pessoal, que chamaremos de heavy-players, para saber sua opinião, o que gostaram, o que foi surpreendente bom, o que decepcionou, enfim, sua opinião em diversos aspectos das salas que ja jogaram.
E porque damos atenção especial a estes heavy-players, mais do que a jogadores eventuais ou esporádicos, ou ainda que jogaram somente 2 ou 3 salas? Por que a base comparativa é maior, o conhecimento de várias empresas que oferecem escape games é mais abrangente e a opinião fica mais profunda e com maiores detalhes sobre o que fazer e não fazer ao idealizar e montar seu escape game.
Entre todo o conhecimento que já acumulamos, como jogadores, idealizadores, atendendo clientes, construindo artefatos únicos e montando salas completas, um item sempre se destaca e é o verdadeiro segredo de um escape game. Certamente um excelente jogo se faz com um tema interessante, uma ambientação realista, uma cenografia de impacto, trilhas sonoras e efeitos sonoros relevantes e coerentes com a temática, enigmas e puzzles de níveis diversos, mas principalmente com algo que é fundamental mas bastante desafiador de alcançar. Vamos resumir este “algo mais” com uma palavra que resume, mas não explica totalmente:
IMERSÃO.
O dicionário define imersão como o ato de mergulhar ou afundar em um líquido ou elemento até ficar completamente envolvido neste elemento.
Para nós, imersão é toda a capacidade que seu escape game tem de envolver os jogadores em um outro mundo. Alcançar uma real e profunda imersão é algo bastante complexo e envolve inúmeros fatores, desde o site, o atendimento, a experiência de reserva, o tipo de enigmas, toda decoração das instalações, como o briefing é passado antes do jogo, enfim, um conjunto de ações, atitudes e elementos que irão transportar seus clientes para um universo espetacular onde a imaginação e a realidade vão se misturar e a experiência alcançada será muito superior.
Os jogadores não irão te dizer que o seu escape game é “imersivo” ou tem um determinado grau de imersão. Eles vão elogiar muito, comentar ainda mais, saírem repetindo que “viajaram para outro mundo”. Este é o maior desafio.
Veja este vídeo sobre uma experiência imersiva que criamos. Perceba a qualidade da gravação, da trilha sonora, da mensagem que foi dada e de tudo que pudemos mostrar-sem-mostrar. Esta experiência tinha um elevado grau de imersão em todos os aspectos e, apenas vendo o vídeo, as pessoas ficavam ansiosas para jogarem e com uma expectativa elevada do que iriam enfrentar:
Artigo escrito por Fabio Passerini, sócio-fundador e Diretor Criativo da Fugativa, a primeira empresa de escape room game do Brasil.