(5511) 99790-5711 fabio@passerini.com.br

Escape Games são uma sensacional forma de entretenimento, o que o mercado chama de experiência sensorial. A imersão, a história, os enigmas e os mecanismos fazem com que os jogadores experimentem uma diversão única e extremamente intensa.

Entre várias atitudes positivas para seu jogo ser um sucesso, existem algumas negativas, que podem comprometer seu jogo. Entre elas, duas são relativamente fáceis de serem evitadas e podem comprometer muito o resultado final, além da satisfação dos jogadores, inclusive trazendo más avaliações em midias sociais como Facebook, Google e TripAdvisor.

São elas:

1. Perda de Tempo

Enigmas simples fazem parte de todo escape game: você nao pode mintar um jogo somente com enigmas e puzzles complexos pois o tempo é curto e o jogo não vai se desenrolar. Como falamos anteriormente, um jogo deve ser dividido em 4 tipos de enigmas, mas certamente não deve conter um enigma que seja somente trabalhoso: um puzzle que consuma tempo sem agregar nada ao roteiro, à história ou ao contexto do seu jogo.

Como exemplo podemos citar fórmulas matemáticas, desafios de lógica complicados e sem aderência ao jogo, pilhas de itens que devem ser vasculhados para se encontrar um único elemento, puzzles mecânicos que demoram para ser resolvidos mesmo você já entendendo sua mecânica e o que virá de sua solução, enfim, qualquer enigma ou puzzle que consuma tempo sem agregar ao seu escape game. Se algum escape game tem um enigma assim, recomendamos que você o substitua, para evitar clientes insatisfeitos.

2. Mau Funcionamento

Equipamentos, cadeados, portas, teclados ou componentes que travam, não funcionam como deveriam, emperram e precisam de interferência externa para que o jogo continue a funcionar quebram o clima do jogo e frustram os jogadores. Se determinado equipamento ou componente do seu jogo costuma falhar, repense sua utilidade, refaça a estrutura ou simplesmente troque por outro mais seguro.

Vemos muitos cadeados que travam ou não funcionam como deveriam simplesmente por falta de lubrificação. Basta uma manutenção semanal, rápida, para manter a maioria dos componentes funcionando adequadamente. Portas, dobradiças, baús, cadeados, armários, gavetas e tudo mais que seja móvel deve ser testado periodicamente, consertado, limpo e lubrificado.

Agora Sim!
Evitando-se estes dois itens, que podem ser reparados com baixo investimento e em pouco tempo, seu jogo se livra de um enorme potencial de gerar clientes irritados e insatisfeitos e garante a diversão e satisfação de todos.

Artigo escrito por Fabio Passerini, sócio-fundador e Diretor Criativo da Fugativa, a primeira empresa de escape room game do Brasil.